Ads Top

ENTREVISTA | Tiago Barbosa, o Simba brasileiro que está conquistando a Europa!


Tiago Barbosa respira arte desde os cinco anos de idade, e ganhou reconhecimento internacional ao protagonizar o maior espetáculo da Broadway e da Disney, “O Rei Leão”.

Natural de São João de Meriti, na Baixada Fluminense (RJ), aos 23 anos o ator viu sua vida ganhar novos rumos após mudar-se para o Morro do Vidigal. De família humilde, aos 13 anos participou de um projeto musical para crianças e jovens. “Durante a adolescência, dentro da comunidade a maioria dos meus amigos se envolveram com o tráfico. A música me salvou”, conta o carioca, que hoje tem 33 anos e teve forte influência musical de sua família.

Nome consagrado no teatro musical brasileiro através do musical O Rei Leão, Tiago é um dos maiores atores do mercado. Com um currículo impressionante atuando em Cinderella e Mudança de Hábito, Tiago foi convidado para interpretar Simba na versão espanhola do consagrado sucesso da Disney e tivemos a oportunidade de bater um papo bem legal com ele.



O ator conta que, como muitos atores e cantores, sua arte teve grande influência da igreja: “A música surgiu na minha vida através do meu pai, Jorge. De fato, foi na igreja que essa arte foi sendo aos poucos lapidada. Eu sempre fui apaixonado pela arte e com o passar do tempo eu me aprofundava ainda mais. Eu já dançava numa academia de dança em Ipanema, já cantava e estava iniciando meu curso de teatro, então as coisas foram, aos poucos, tomando o seu rumo natural. Não tive que forçar.

Tiago se mudou para São Paulo exatamente para trabalhar, ele compartilha que “foi bem complicado o início de toda essa mudança. Eu já ouvia muitos rumores sobre a questão da pontualidade dos Paulistanos e isso não me assustava. O que de fato me assustava era o tamanho de São Paulo! Tive muito trabalho para poder neutralizar o meu sotaque carioca.

Representatividade é algo que está sempre sendo discutido e sabemos que cada vez mais atores negros estão ganhando espaço. Tiago é um grande exemplo e surgiu para o grande público primeiramente no programa Ídolos. Ele compartilha que “sempre trabalhei com ONGs, no Rio de Janeiro. Sou Pedagogo e ministrei aulas em escolas, nas quais sempre falei sobre lutar e vencer. Não foi fácil e não tem sido até hoje! Existem lugares que precisamos nos posicionar 2 vezes mais.  O Programa ídolos foi um presente de Deus na minha vida, onde fiz grandes amigos. E nele busquei honrar meus pais!

Morando há mais de dois anos em Madrid, Tiago Barbosa segue vivendo o sonho real da savana nos palcos. O ator e cantor que foi escolhido em 2012 pela diretora americana Julie Taymor para interpretar Simba, na montagem brasileira de “O Rei Leão”, vem resgatando as emoções dessa história na produção espanhola desde que chegou ao país, e onde poderá ser visto oficialmente no papel principal a partir de agosto, quando se inicia a oitava temporada no Teatro Lope de Vega.

O Rei Leão é uma das maiores representações negras na história do teatro e é uma grande oportunidade de mostrar o poder de um elenco majoritariamente negro cantando os sons da África no palco. Tiago compartilha um pouco como foi o processo (ele competia com outros cinco mil artistas para interpretar Simba) e como ele interpreta essa representatividade: “O processo de audição foi muito duro! Eu morava no RJ e as audições aconteciam em SP, então havia momentos em que eu chegava no RJ e já recebia uma ligação, dizendo que eu tinha que retornar para SP ...enfim, foram muitos testes e mais testes, mas deu certo! Valeu a pena acreditar! Sobre a representatividade, toda minha infância tentava achar referências para mim: na tv, nos filmes...e era difícil de encontrar. Hoje eu vejo nosso movimento ganhando força.



Interpretar Simba é uma grande responsabilidade e ele foi contemplado em interpretá-lo pela segunda vez. Perguntamos quais as principais diferenças de interpretar o Simba no Brasil e no exterior e ele diz que: “a principal diferença é, sem dúvida, o público. O brasileiro é muito caloroso. O personagem Simba, aqui na Espanha, é completamente diferente do que fiz no Brasil. Esse é mais homem e menos animal.

Você pode acompanhar a carreira do Tiago através do Instagram e também ver um pouco da produção espanhola de O Rei Leão através do Instagram oficial do espetáculo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.