Ads Top

Curiosidades sobre 'O Fantasma da Ópera' no Brasil


Esta é uma matéria especial, pois foi escrita pelo pessoal do Família Fantasma BR.

Baseado na obra literária de Gaston Leroux e escrito por Andrew Lloyd Webber, responsável por musicais como Cats e Jesus Cristo SuperStar, o espetáculo encanta o mundo há mais de 30 anos com produções ininterruptas em West End e na Broadway, contendo números musicais impressionantes como “All I Ask of You” e “The Music of the Night”.



Em 2005, O Fantasma da Ópera foi montado pela primeira vez, na cidade de São Paulo, no antigo Teatro Abril (atual Teatro Renault) e a partir do dia 02 de agosto, o Fantasma voltará a assombrar a cidade de São Paulo. E para começarmos a esquentar os motores para a estreia, resolvemos listar algumas curiosidades sobre a nova montagem e seu elenco. (E de bônus, algumas sobre a produção anterior).




Thiago Arancam
  • Considerado um dos maiores tenores da atualidade, Thiago Arancam já se apresentou em lugares como Alla Scala e Ópera de Roma (Itália), Ópera Nacional de Washington (EUA), Ópera Estadual de Viena (Áustria), Bolshoi (Rússia), e nos Teatros Municipais do Rio de Janeiro e em São Paulo (Brasil). Além disso, Thiago também teve oportunidade de trabalhar com nomes de peso como João Carlos Martins e Plácido Domingo.
  • Para interpretar o Fantasma, Thiago Arancam passou pelo crivo direto de Andrew Lloyd Webber.


Lina Mendes

  • A escolhida para ser Christine, tem um grande currículo no mundo da ópera, já tendo participado de obras como Rigoletto, Un Ballo in Maschera, Falstaff, Idomeneo, Carmen, La Bohème, Candide, entre outras, nos principais palcos do Brasil e do exterior.
  • Também é destaque no ramo da dublagem há 21 anos, tendo já dado voz a personagens como Coraline (Coraline e o Mundo Secreto), Violeta (Os Incriveis), Emilia (Historinhas de Dragões), Susana (Crônicas de Nárnia), Wendy (Peter Pan),Violet (Desventuras em Série), Goona (O Homem das Cavernas), Ashoka Tano (Star wars: The Clone Wars), entre outros personagens.



Leonardo Neiva

  • Grande nome no meio da ópera e conhecido pelo seu talento e versatilidade, Leonardo foi revelado durante a sua participação na obra Il Barbiere di Siviglia, G. Rossini, ao ser Figaro.
  • Também não será a primeira de Leonardo nos palcos do Renault. Em 2001, no até então Teatro Abril, participou da primeira montagem de Os Miseráveis, onde interpretou o revolucionário Enjolras, além de ser cover de Javert e Jean Valjean.



Giulia Nadruz
  • Rosto conhecido do meio dos musicais, Giulia Nadruz, aos 26 anos, será a mais nova dentre os protagonistas do Fantasma da Ópera. Apesar da pouca idade, Giulia já tem em seu currículo cerca de 18 musicais, dentre eles “Mamma Mia”, “Ghost” e “Musical Popular Brasileiro”, que já renderam a ela 9 indicações como Melhor Atriz de Teatro Musical, incluindo 4 indicações ao Prêmio Bibi Ferreira.
  • Também é possível citar alguns projetos da Giulia fora dos palcos; na dublagem, participou dos filmes A Bela e a Fera (Bela) e “Piratas do Caribe 5” (Carina Smith), e na televisão, trabalhou nas séries “Dois Irmãos” (Rede Globo) e “A secretária do presidente” (Multishow)


Fred Silveira
  • Possui tem uma longa carreira dentro dos mundos dos musicais. Desde o início de sua carreira, já participou de musicais como Jesus Cristo Superstar, Os Miseráveis, Evita, My Fair Lady, e também O Fantasma da Ópera. Na primeira montagem (2005-2007), Fred foi cover tanto de Raoul quanto do Fantasma; e durante a nova temporada, ele será responsável por interpretar Raoul e também será cover de Fantasma.
  • Fred não será o único “repeteco” nesse elenco, os atores Rodrigo Miallaret,Bianca Tadini, Gilberto Chaves e Misael Santos também participaram da primeira montagem brasileiras de O Fantasma da Ópera.


Curiosidades Técnicas
  • A produção do Fantasma da Ópera envolve números que surpreendem: são 720 cenas, distribuídas em 2h40 de espetáculo, com um cenário de 100 toneladas e um corpo de 130 pessoas envolvidas diretamente, dentre elas atores, músicos, diretores, técnicos, etc.
  • O famoso lustre, responsável por uma das cenas mais icônicas do musical, pesa cerca de 450 quilos e é composto por 30 mil bolas que imitam cristais.

Curiosidades Bônus
  • A primeira montagem do Fantasma da Ópera no Brasil foi o maior sucesso que passou pelo Teatro Renault. A sua temporada que teve início em abril de 2005 estendeu - se até abril 2007, tendo um público aproximado de 880 mil pessoas e chegando a ficar com ingressos esgotados.



  • Saulo Vasconcelos e Sara Sarres, o Fantasma e a Christine da primeira versão, também participaram das montagens mexicana e chinesa de Phantom, respectivamente.

  • A história do Renault não começou com os grandes musicais. Inaugurado em 1929, com o nome de Teatro Paramount,  foi o primeiro cinema sonoro da América Latina tornando - se referência para diversas casas de espetáculo. Nos anos 60, recebeu o Festival de Música Brasileira da TV Record,  recebendo cantores como Tom Zé e Caetano Veloso; porém em 1969, um incêndio ocasionou sua interdição. Sua reinauguração foi em 2001, depois de um longo período de reformas, com o musical Os Miseráveis.




O FANTASMA DA ÓPERA
APRESENTADO POR MINISTÉRIO DA CULTURA e GRUPO BRADESCO BRADESCO SEGUROS
PATROCÍNIO MASTER: BRADESCO
PATROCÍNIO: EMS e CIELO
APOIO: VIVO e B3
PRODUÇÃO: TIME FOR FUN

Local: Teatro Renault - Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista, São Paulo – SP
Sessões: Quartas, quintas e sextas, às 21h. Sábados, às 16h e 21h, e Domingos, às 15h e 20h.
Capacidade: 1.530 lugares.
Assentos: O teatro conta com 16 assentos para deficientes físicos e 11 para pessoas obesas.
Classificação etária indicativa: Livre. Menores de 12 anos: permitida a entrada acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Estacionamento: O teatro não possui estacionamento próprio.
Meia-entrada: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário.

BILHETERIA OFICIAL – SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA
Teatro Renault - Segundas-feiras: Fechada / Entre terças-feiras e sábados: 12h às 20h / Domingos: 13h às 20h (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista)

LOCAIS DE VENDA - COM TAXA DE CONVENIÊNCIA
Pela Internet: www.ticketsforfun.com.br
Retirada na bilheteria e E-ticket -taxas de conveniência e de entrega.
Formas de Pagamento: dinheiro, cartões de crédito American Express®, Visa, MasterCard, MasterCard Débito, Diners e cartões de débito Visa Electron.
Venda a grupos: grupos@t4f.com.br

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.