Ads Top

Matheus VK lança EP 'Purpurina', com show a fantasia no comércio do Saara, no Rio de Janeiro


'Purpurina', com sete músicas mostra as novas vertentes que estão sendo tomadas na carreira de Matheus, expandindo cada vez mais o seu talento de ser mutável aos estilos.


A Purpurina é libertadora. O carnaval é como deveria ser a vida, com pessoas verdadeiras, sendo elas mesmas, trabalhando pelo próprio prazer”, explica o artista, que propõe uma carnavalização do cotidiano. 

A ideia de carnavalizar a vida vem no título, 'Purpurina', que fala sobre esse símbolo de liberdade.  "A caretice é pura falta de coragem / Eu quero ver ousar na maquiagem / Purpurinar o dia / Pra viver a fantasia do mundo real", é um trecho da letra, mencionando o próprio hábito de Matheus VK de estar sempre maquiado e da bateria que evoca a alegria além do carnaval.


A música ‘Desbunde' surgiu de um papo no Facebook sobre as responsabilidades invocadas pelo open bar do Buraco da Lacraia com o músico mineiro João Bernardo, que ganhou a co-autoria da faixa. "É no desbunde que a gente não se confunde, desorganizando para organizar. Como diz trecho da letra, ‘Mesmo que afunde e tudo mude, o mundo vai melhorar’", conta Matheus

'Retocada' é uma parceria com a paraense Juliana Sinimbú e teve a participação, na gravação, da cantora Simone Mazzer. "Brinco com o eu-lírico feminino, coloquei-me como uma drag ou uma transexual chorando por um homem. É um bolero com violinos arranjados e executados pela Família Lima. Chamei a Simone para aumentar ainda mais a carga dramática." Explica o cantor.


'Amor de Carnaval' é a primeira música não autoral gravada por ele. A faixa conta uma história de amor que se passa em um bloco de carnaval. "Mesmo em um ambiente lascivo, há espaço para o amor e o romantismo”, brinca Matheus. Nesta faixa, ele explora seu encantamento com o funk carioca dos anos 90 que embalava os bailes da Orquestra Imperial, época em que ele estava chegando ao Rio, vindo de Minas Gerais. “Isso foi fundamental no meu processo de carioquização”, revela.
'Purpurina' estará disponível nesta sexta-feira nas plataformas de streaming e no Spotify. E o show de lançamento acontece dia 21, na esquina das ruas República do Líbano e Alfândega, às 10h da manhã. Gratuito e carnavalesco! 


O EP traz as canções inéditas como 'Retocada', que é um bolero com um eu-lírico trans, 'Desbunde', um frevo eletrônico. O disco faz homenagem à outros discos, 'Realce', de Gilberto Gil, e 'Amor de Carnaval', um funk carioca estilo anos 90. A Trilogia do Triângulo do Quadril com as músicas 'La Malemolência', 'Pélvis' e 'Movimento Rebolático' também fazem parte do CD. Com exceção de 'Amor de Carnaval', que é uma parceria de Pedro Mann e Lucas Santanna, todas as canções foram compostas por Matheus VK, algumas delas em parcerias, e produzidas por nomes fortes da cena atual.




Fotos: Lucas Bori
Direção de arte: Pedro Garcia

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.