Ads Top

You Must Listen To: Ibeyi, a diversidade das gêmeas francesas que mesclam cantos iorubá e jazz


Ibeyi, um duo francês formado por duas irmãs gêmeas que mesclam os idiomas inglês e iorubá, gêneros tradicionais e música africana em um único disco auto-intitulado.

Lisa-Kaindé e Naomi Díaz lançaram em 2014 o primeiro EP do duo, após assinar contrato com XL Recordings, o som delas automaticamente se encaixa na categoria "exótico contemporâneo" por beirar o que consideraríamos "indie afrodescendente", mas demostrar sinais altamente perceptíveis da influência indie folk americana em suas músicas.

'River' é a faixa mais tocada das garotas no Spotify, um número maior que 7 milhões de reproduções. A música composta por batidas leves e melodia sensual vindas apenas do tambor, teclado e um akai mpd 32. O última parte da música é cantada em iorubá, terminando a faixa com uma aura misteriosa.


'Stranger / Love' com instrumental um pouco mais produzido, é a balada romântica do álbum. A voz das gêmeas se sobressai, e a partir daí podemos concluir o que esperar das faixas seguintes: um fundo musical - em muitos trechos com ritmos africanos presentes na melodia - beirando o conceito de folk, porém com detalhes próprios em sua mixagem.


Ibeyi é um álbum marcante, e mesmo iniciante, a dupla já consegue transparecer nele o foco musical diferenciado que pretendem seguir, e também o seu potencial vocal conjunto, notas que acompanham e atingem os graus dos instrumentos, delicada e naturalmente.


Se a instigante Ibeyi já te seduziu até aqui, pensa nelas ao vivo o quanto isso seria melhor. As meninas nunca vieram ao Brasil, mas você pode pedir pelo show delas aqui no Queremos! e aumentar as chances delas virem!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.